Obsessões musicais (IX)
Uma leve impressão: o termo narrativa, encontrável em dez de cada dez textos jornalísticos, está saindo de moda. A substituição, no tocante a uso frequente, é pelo entrega. Nada de associar entrega a delação (premiada), procedimento em voga nas salas da polícia federal, do…
Memórias/Memorialistas (LIII)
Continuemos nosso périplo através das páginas do Chão de ferro, volume 3 das memórias do Pedro Nava. O episódio em tela, visto na coligada postagem anterior, fora escrito nos anos de 1970, em reportagem de episódio ocorrido por volta de 1918.…
Memórias/Memorialistas (LII)
Quando nos lembrarmos deste tempo, nos lembraremos de que foi o tempo em que galanteio virou assédio sexual. A própria palavra “galanteio” ficou antiga e sem sentido. Era um elogio dirigido por um homem a uma mulher — nunca de…
Poemas de uma paulista desgarrada (VII)
Eu não sou/direita ou esquerdista/social ou comunista/ sou do partido do artista/ que respeita ponto de vista/ contra o egoísta/e o capitalista/ onde ser feliz está na lista/como verdade e missão/ de quem diariamente/ reverencia são jorge/ mas antes salva…