Loading...

O Grupo

O Grupo 2017-11-13T20:33:21+00:00

Cia. Teatral Mapati

e o Espaço Cultural Mapati desde 1991


Libertador por essência, o teatro propicia dialética que iguala as pessoas porquanto no palco ou em face dele, salvo a ordem cênica obviamente, ninguém precede a ninguém. Ali, a ninguém é dado oprimir ninguém.

Foi pensando nisso e tendo por base ideia de cultura como elemento singular da manifestação de um determinado grupo social, que a Cia Teatral Mapati mantém um espaço de resistência cultural localizado na quadra 707 Norte, bloco “K”, nº 5; trata-se de imóvel particular – mas de freqüência pública.

estandart

O empreendimento é fruto do sonho de seus idealizadores, alcançado a partir do momento no qual literalmente puseram abaixo sua residência familiar para, em novas bases arquitetônicas, dar inicio ao Teatro Mapati.

Nesses últimos 26 anos, o Mapati vem-se constituindo em recurso, em infra-estrutura à disposição de artistas e grupos brasilienses os mais diversos. Ademais, tem servido por assim dizer como morada artística de crianças e jovens de todas as classes sociais.

comeco1

E foi no espaço em foco que, a despeito de significativa adesão da comunidade, brotou a vontade de criar complementarmente novas plateias. Já que o espaço não podia “andar”, como urdir tal expansão? De que modo atingir-se mais público que não só aquele de Brasília acostumado aos eventos nele produzidos? Alguém então sugeriu entusiasticamente: pelo método “Sobre rodas”.

Diante do espanto de todos, veio a explicação: levar-se o teatro literalmente para rua, não necessariamente para fazer teatro de rua, mas, sim, para de igual sorte contemplar os espectadores que estivessem à porta de suas casas, ou fazendo feira, ou passeando numa praça pública, a maioria sem condições financeiras de pagar um ingresso.

caminhao

A partir daí e em permanente e sistemática itinerância, o Mapati se lançou a mais uma grande empreitada, metaforicamente apegado ao sentido de construção de prédio, de casa, de galpão, tijolo por tijolo, comunidade toda envolvida. Para tanto, impôs-se a tarefa de buscar a viabilização, a realização desse desejo. Um caminhão novinho saiu da revendedora e, já numa firma especializada, ganhou os contornos definitivos de um palco, em cima do qual o teatro percorreu até hoje mais de 150 cidades, sempre em espetáculos gratuitos.

mapa_ti_rev

Num périplo que já dura mais de 15 anos, atravessou os seguintes estados: Acre, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Piauí, Rio de Janeiro, Rondônia, Sergipe, São Paulo e Tocantins. A partir de então, restou permitido descortinar efetivamente todas as características, todas as marcas do Brasil, seja as que traduzem progresso, seja as que retratam o atraso no seu molde mais contrastador, que, sabemos todos, pode ser superado pelo uso também da cultura mediante apresentações artísticas que encantam, mas que ao mesmo tempo conscientizam.

Nossos Espetáculos