A História é amarela 8
É preciso dar tempo ao passado para fantasiar com conhecimento de causa, assim ele volta com mais força, não só como lembrança, mas como imaginação(…). Sem imaginação, não há personagem, não há conflito, tudo gira ao redor do umbigo.– Milton…
Alice, triste cinquentenário
Meu filho pediu emprestada a escada ao porteiro e, lá de cima, me disse: “É esta caixa, mãe?” Olhei e em cima de mim caiu o peso do tempo. Porque o tempo pesa muito mais do que qualquer objeto.– Pedro…
Sugar baby & Sugar daddy
O tempo vai colocando véus na memória, o que é ótimo, se não faltaria tarja preta no mundo para tanta consciência culpada.– Leo Aversa – As redes sociais nos ensinam(?): sugar baby é pessoa jovem, em regra, que se envolve em relacionamento…
Um Borges na esquina do cerrado
Um samba/Que tal um samba?/Puxar um samba, que tal?/Para espantar o tempo feio/Para remediar o estrago/Que tal um trago?/Um desafogo, um devaneio– Chico Buarque – É mais do que conhecida a crítica segundo a qual em Brasília não tem esquinas. Não…
Trapos de língua 2
Pouco importa o meio, a palavra bem escolhida abraça, cativa, envolve, marca a vida da gente.– Jairo Marques – Em 17/04/2024, soltei postagem (368) intitulada “Trapos de língua”, na qual eu aludia a certos vocábulos que, usados uma vez, ecoavam…
A História é amarela 7 (Michael Schumacher)
(…) quando a gente se esforça demais para parecer uma versão melhor de nós mesmos, essa acaba sendo a nossa pior versão.– Manuela Cantuária – Deve ter uns bons dez anos que não assisto a uma corrida de Fórmula I…
Obsessões Musicais XXXIII
Nossa memória é um filme que vamos constantemente editando, ao sabor das conveniências presentes e dos temores futuros. A verdade, dolorosa verdade, é que nem o passado nos pertence por inteiro.– Joao Pereira Coutinho – Quem por desventura se interessaria…
A História é amarela 6 (Madonna)
Verdadeiramente nunca vivemos no futuro (nem no passado). Por outro lado, o que chamamos presente é apenas o momento de interface entre a memória reconfortante ou inquietante do que fomos e a antecipação, auspiciosa ou sinistra, do que vamos ser. – Boaventura de Sousa Santos…
Take Me Back To Piauí
Memória e tempo são antagônicos. As lembranças são selecionadas, claro; mais do que isso, distorcidas. Mas é assim que sentimos as emoções, formamos o caráter e temperamos a vida.– Paulo Pestana – São quase inesgotáveis as matérias que saíram nos…
A História é amarela 5 (Elis Regina)
Era a primeira vez que Álvaro assistia a uma cremação. Achou detestável e indigno, meter um morto numa fábrica de cinzas, misturado aos restos de outros mortos. Ninguém limpa essa joça. (…) Álvaro esperou que alguém se rasgasse pelo amigo. Mas todos…