Poemas de um curitibano assaltado

“Art. 46. Não constitui ofensa aos direitos autorais: … III – a citação… de passagens de qualquer obra, para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor e a origem da obra; … VIII – a reprodução, em quaisquer obras, de pequenos trechos de obras preexistentes, de qualquer natureza, … sempre que a reprodução em si não seja o objetivo principal da obra nova e que não prejudique a exploração normal da obra reproduzida nem cause um prejuízo injustificado aos legítimos interesses dos autores.” Lei nº 9.610, de 19.02.98

Consignadas as ressalvas, parabenizo minha neta Alice – que completa 7 aninhos neste  23 de setembro – recorrendo ao Paulo Leminski, forte na esperança de que a família do grande poeta curitibano não se sentirá assaltada por mim devido à transcrição, logo ali, de intrigante poema.

Antes, um registro. Não deixa de ser um pouco curioso os geniais Veríssimo e Zuenir Ventura se apresentarem publicamente como avôs de crianças na faixa de cinco/seis anos de idade; quer dizer, eles são isso mesmo, vozinhos. Ocorre que o primeiro é quase oitentão e o segundo já ultrapassou tal barreira há muito tempo. Ao saborear as histórias contadas pelos dois desbragados corujas, em ferrenha competição de literatos, dou-me conta de que, quando eu atingir (conseguirei?) oito décadas de modesta existência, minha neta mais velha, Aline, hoje beirando 19 anos, estará perto de 37 anos.

http://www.riscosedesenhos.com.br/wp-content/uploads/2013/06/desenhos-alice-pais-das-maravilhas-colorir-1.jpg
http://www.riscosedesenhos.com.br/wp-content/uploads/2013/06/desenhos-alice-pais-das-maravilhas-colorir-1.jpg

Agora, venha cá, Alice, minha aniversariante, venha e traga a Alice do país das maravilhas para, ao seu lado, de mãos dadas, ouvir (vocês duas não sabem ler bem ainda) uma homenagem feita a uma xará de vocês duas.

Ali

ali

ali
se

se alice
ali se visse
quanto alice viu
e não disse

se ali
ali se dissesse
quanta palavra
veio e não desce

ali
bem ali
dentro da alice
só alice
com alice
ali se parece

(Paulo Leminski)

 

23 de setembro de 2015

(149)

mmsmarcos1953@hotmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *