Obsessões musicais (XIX)
A saudade destrói e seca o coração.
(A Noite da Espera, de Milton Hatoum)
Não é pelo Prêmio Camões per se que havemos de enaltecer a obra do Francisco Buarque de Holanda. A honraria é importante, chancela os mais de cinquenta anos em que o tricolor (ele deveria ser vascaíno) pontifica por aí, nos estádios da vida, cooptando a torcida empolgada por suas letras que falam dos surtos das paixões, da maldade humana com a Geni, dos descalabros da política…
O cronista Joaquim Ferreira dos Santos, numa quase paráfrase, alerta que “o Chico Buarque é a voz que nos resta, a veia que salta, aquele que torna suportável essa noite de mascarados e pigmeus de boulevard. Sempre que tira o violão da capa e pega o dicionário de rimas, o país melhora.”
Derramo essas referências ao filho (minha obsessão de número III, nº 226, encartada em 19/01/2017 neste blog,) do seu Sergio para repisar que, fosse o compositor um gringo do chamado Primeiro Mundo, e não um artista vindo à luz neste sofrido Brasil, o Nobel já teria sido abiscoitado há milênios, me perdoando o genial Bob Dylan.
Curiosamente, aqui, neste tópico obsessivo, o mais das vezes me preocupei em colacionar obras musicais fantásticas no meu sentir, sem todavia me deter nas letras, deslizando o manche orientado pela melodia.
Haja vista quando emanada da interpretação do Billy Preston, que não dá no cravo, nem na ferradura, dá somente no piano. Nos ilude e nos arrebata sem precisar fazer a Escolha de Sofia: vai mesmo com duas personagens – ora com a Syreeta Wright:
ora com a Marjolein Keuning:
Com você, eu nasço de novo
Venha me trazer sua suavidade
Conforte-me com toda essa loucura
Mulher, você não sabe
Com você eu nasço novamente
Venha, me dê sua doçura
Agora, lá está você, e não há fraqueza
Deitada a salvo em seus braços
Eu nasci de novo
Eu estava pela metade, e não inteiro
Vagando sem ninguém
Alcançando através deste mundo
Necessitando de alguém
Então venha me mostrar a sua bondade
Em seus braços, eu sei que vou encontrar
Mulher, você não sabe
Com você eu nasço novamente
#Milton Hatoum
#Billy Preston
#Syreeta Wright
#Marjolein Keuning
#With You I’m Born Again
02/06/2019
(298)